No meu tempo de ESCOLA….

Boa noite, Bom dia ou Boa tarde conforme a altura do dia em que os meus caros amigos e AMIGAS, estão sem nada para fazer.E resolveram ler mais um post deste vosso …. como é que deva dizer…. deste vosso … sei lá… coiso !!!! Remotamente, muito remotamente …. tlvz AMIGO???? :) :)

Pois hoje em conversa, lembrei me de falar algumas coisas do meu tempo de escola.

Para mim, existem duas alturas no tempo lectivo que eu ADORAVA…. 1ª o RECREIO e a 2ª as FÉRIAS … como eu gostava da escola nestas alturas.

Mas falando da 1ª parte, o RECREIO, aqui era onde a garotada se divertia e descobria as coisas fantásticas que se poderiam fazer …

Chegando a “hora do lanche“, eu abria o meu saquito que tinha sido preparado ou pela minha mãe ou pela minha avó, dependendo da hora do dia e o que lá tinha SEMPRE

MENU:

Uma Sande de fiambre ou queijo

Um Leite com Chocolate

Uma Banana

Pois bem, quando então chegava a “hora do lanche“, eu começava pela Sande!

A minha sande era típica, normalíssim.Mas tinha amigos que a sande era diferente…. ESPALMADINHA… estilo PRENSADA.

Eu delirava saber como é que eles conseguiam porra a sande assim “prensada“. Pensei e logo fiz, fui ter com um dos “prensadores de sandes” e perguntei como fazer. Pensei “isto deve ser mto difícil, ele em casa deve ter alguma torradeira especial”, mas NÃO…. a EXPLICAÇÃO É ESTA:

Pega-se na sande, ainda frequinha, dentro ainda do guardanapo de papel e ….. PÔEM-SE DEBAIXO DO RABO, deixa-se uns segundos e …. ZÁS… Sande bem prensendadinha. Isto dependendo do peso do “prensador de sandes“. Que maravilha, pensei eu…. A partir daí comecei a comer “SANDE PRENSADA“.

Mas agora penso… nós miúdos, andávamos sentados em TODO LADO, mesmo todo lado.A limpeza das as calças ao meio da tarde “hora do lanche“, estas já não deveriam andar mto famosas. E nós, literalmente, sentávamos o rabo naquilo que íamos comer a seguir. Não seria mto higiénico hoje em dia, mas naquela altura sabia tão bem!!!!!  :) :) :)

Se por acaso a Sande nos caía ao chão… Nada como dar um beijinho para depois logo de seguida mandar a baixo a SANDOXA. Mas porque raio é que dávamos um beijo na sande, era para quê?? Para matar a bicharada??? Se eu Beijar alguém com um vírus qq eu mato esse vírus???

Imaginem… Ficamos doentes com o VÍRUS da Gripe! Vamos ao médico e ele, em  vez de nos receitar aquela lista enorme de medicamentos. Receita-nos somente…. “vai tomar 5 beijos de 4 em 4 horas”.

Até que nem era mau de todo ficar doente com um vírus qualquer….

Mas voltando…… ao LANCHE……

Mas loucura total, era quando a minha avó tinha lá em casa TULICREME…. isso sim, quando fazia sandes de TULICREME COM PÃO e não Pão com TULICREME.

Abríamos o pão ao meio, como agora se faz na Tv, os miúdos a comer as OREOS!

Lambia-mos quase o TULICREME todo e no fim comíamos os pão. Que delicia. Uma verdadeira sande GOURMET!

Aquilo só tinha um senão, dava cá uma daquelas dores de barriga ui,ui !!! :)

Entrava o TULICREME por cima …. saía o “TULICREME” por baixo! Estilo estes novos iogurte com BIFIDUS activos e mais não sei o quê! E não é que esta porra do BIFIDUS funciona mesmo. Leva uns 2 minutos depois de mandar o iogurte a baixo a fazer efeito. Eu sou prova AINDA VIVA desta horrível experiência. Foi tempo de por a chave na porta…. e “anda que se faz tarde” a correr para o Wc!

A seguir vinha o Leite com chocolate, claro o VERDADEIRO leite com chocolate só poderia ser da AGROS. Tinha mais chocolate do que os da concorrência. Já em nossas casas utilizava-se o COLA CAU… que saudades, ou em tempos de “festas” para os miúdos o NESQUIK…. HUMMMMMMMMM que delicia :) :)

Mais tarde aparece o SUCHARD EXPRESS… que loucura, havia sempre dificuldade em pronunciar este nome. É claro o bom português adotou logo para “CHUCHAR EXPRESS“. O que agora com 37 anos, fico a pensar como seria isto de “CHUCHAR EXPRESS:) :) :) Penso e não comento…. é MELHOR :) :)

Mas voltando ao recreio…..

Acabado de beber o leite com chocolate, a embalagem ficava vazia e tínhamos duas soluções

1ª Mais radical…. Ir á estrada e colocar a embalagem no meio da estrada á espera que um carro, que vinha de longe a longe, a rebenta-se.

2ª Menos radical… Sermos nós mesmos a rebentar a embalagem! Não sei se vos aconteceu, comigo ACONTECEU. A embalagem não estar suficientemente vazia, ainda com leite, e quando eu alço a perna e piso a dita, ela rebenta e espalha o leite por TODA A MINHA ROUPA. Não há problema, vou á casa de banho e lavo as pingas de chocolate. Pois quem visse aquilo dava a sensação que não era CHOCOLATE mas sim OUTRA COISA não tão docinha!

Lavo então as zonas atingidas mas…. Agora surge MAIS um problema, tenho MANCHAS DE AGUA pelas pernas ABAIXO.

Deixei de parecer que tinha feito uma coisa pelas pernas abaixo de cor acastanhada. E passei a ter MACHAS bem GRANDONAS de agua, que para todos os efeitos seria outra coisa também não muito agradável á vista. Entrar na sala de aula assim digo-vos…..foi muito CONSTRANGEDOR :)

Mas a malta mais endinheirada, não bebia leite com chocolate! Bebia sim o CAPRISONNE….. A fruta no seu mais “natural” possível. Isto sim era uma bebida que toda a pequenada queria experimentar.

Parece que depois de beber um caprisonne, ficávamos como o popeye depois de comer uma lata de espinafres.

O caprisonne estava para a pequenada na altura, como agora ao REDBULL esta para os adultos.

Aquilo é que era fixe.

Por fim a BANANA… A banana simples, comia-se. Com a casca dava para fazer algumas brincadeiras, como colocar na cabeça a servir de chapéu, mandar ás costas do “Cristo” lá da turma, ou simplesmente, coloca-la em sitos estratégicos para a malta dar uns tombos. Bom, bom… era a BANANA dentro do pão… até rimou, mas é verdade.Ainda hoje gosto disto…. Sou SAUDOSISTA :) :) :)

Mas no Verão , eu tentava já com alguns troquitos no bolso, fazer o meu próprio menu.

Além de ser EXATAMENTE igual ao “MENU de Inverno”, que vos falei anteriormente,gostava de comer um gelado da OLÁ o………. EPÁ!!!

Isso é que era uma gelado… o meu e se calhar o vosso objectivo, para a compra deste gelado era a “CHICLA” como a malta do norte diz, a “CHICLA” que vinha no fundo do gelado.

Começávamos a comer um pouco o gelado, e começávamos a “escavar” um buraco para atingir mais rapidamente o nosso objectivo a “CHICLA“.

E é claro lá vem aquela venha máxima dos nossos pais ….”não engulas a CHICLA, pois cola-se no estômago e depois tens de ser operado”

Eu pergunto… quantas operações eu não teria que ter feito, á quantidade de CHICLAS que engoli. Bem… EU ficava “cagadinho” de medo quando isso acontecia.

Acho que deveria fazer um Raio X ao estômago… ainda era “menino” para se encontrar lá, CHICLAS e papeis dos SUGUS.

Por falar em SUGUS….

Por muito que a gente tentasse, quando o SUGU estava demasiado mole separar o papel que vinha a embrulhar.Aquilo colava-se de uma tal maneira! Solução….. como a vontade de comer era grande, vai com papel e tudo.

Digamos que nós, pequenada, éramos umas autenticas  Portucel em ponto pequeno, se é que me faço entender ehehehehe.

Voltando aos gelados….

Agora a miudagem, e isto é culpa dos pais… “há vais comer um mini-milk“. Mas o que é isto??? Mini-milk???? Isso não é gelado de “HOMEM“,….” há e tal…. faz-lhe bem comer este tipo de gelado”

Mas que raio PAIS SÃO VOCÊS… pensem como os vossos miúdos…..

Gostariam de, quando eram miúdos de, comer um mini-milk, sabendo que há gelados bem melhores … de GELO… cheiros de CORANTES E CONSERVANTES para não falar na quantidade de “E´s“… E235, E424 etc, etc????

Gostariam então de comer um mini-milk???? Deixem-se de paneleiricies…

Se não fossem os CONSERVANTES que todos que nós á uns anos atrás comemos, HOJE não estaríamos aqui com estas CARINHAS LAROCAS:) :) :)  e a receber os seguintes comentários….

O QUÊ??? TÊM 37 ANOS??? NÃO LHE DAVA ESSA IDADE” Isto deve-se a quê ???? AOS CONSERVANTES que a malta fartou-se de comer quando era miúdo.

E agora “OBRIGAM” os vosso filhos a comer mini-milk ???? Para quê???? Daqui por uns anos, os comentários vão ser estes….

O QUÊ??? TÊM 37 ANOS??? NÃO LHE DAVA ESSA IDADE, PARECE BEM MAIS VELHO

 

Meus amigos e AMIGAS despeço-me uma vez mais…. e

FAÇAM O FAVOR DE COMO ….

EU

DE SEREM FELIZES !!!!!!

Deixar uma resposta

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

