Santos Populares … Agora os tempos são outros…

“Viva o Santo António,
Viva o São João,
Viva o 10 de Junho e a Restauração!
Viva até São Bento
Se nos arranjar
Muitos feriados para festejar!

Marcha do “Pião das Nicas” Carlos Paião.

Estamos na época dos santos populares, isto faz me pensar quando eu era pequeno e ía ás cavalitas do meu pai a dar marteladas, no caso do S.João, à malta que passava por “baixo” de mim.

É claro como o raio do martelo, antigamente …, tinha uma de um lado era o martelo propriamente dito, do outro tinha a forma de um palhaço.

Como o objectivo era martelar o mais possível, deves enquanto, em vez de dar com o martelo o pessoal levava com o palhaço. eheheheh

Agora os tempos são outros…

E aquela porcaria do Alho Porro???

QUE CHEIRAVA MAL ATÉ DIZER CHEGA… e qdo a malta levava com isto no nariz…hummmmmm que maravilha que era. Ainda bem q…

Agora os tempos são outros…

Mas ao falar mos nos santos populares temos de falar no MANJERICO

Com as suas quadras, que os namorados ofereciam ás namoradas…

São João era bom santo,
Mas era muito “velhaco”:
Com as moças pelo campo,
Levou três e trouxe quatro.

Mas para terminar… ainda temos o BALÃO DE S.JOÃO….

Aí o meu Pai comprava pelo menos 2 caso um não levanta-se voo, exprimentava-mos com o outro.

E qdp ardiam os dois Ohhhhhhhhhhh .

Mas não era por isso que a festa terminava… continuava pela noite dentro….

Agora os tempos são outros…

Lembro me das festas do S.João em casa da minha madrinha Létinha, que saudades.
Agora os tempos são outros…

Não gostava de sardinhas e de vinho tinto… TÓTÓ eu sei, mas agora passado estes 37 anos.. ao final de 34 apreendi a gostar das sardinhas e do BINHO (como se diz no NORTE CARAGO)!!!

A minha mãe fazia anos no dia de S.João, justava se a malta toda em casa da minha madrinha e era duas festas numa só

Agora os tempos são outros…

Depois do S.João vinha o S.Pedro da Afurada… festa dos pescadores também mto animada. Lembro-me que uma destas festas, eu e um grupinho de amigos (Ximens,João Francisco e Sendim), resolve mos ir e ver o ROBERTO LEAL a actuar. Era a estrela de cartaz desse ano.

Aquilo ia dando para o torto, qd,o eu e o Ximens começamos a dançar como o Roberto Leal dança, parece que debaixo dos pés têm qq coisa a queima-los.

No intervalo das músicas começava mos a dizer alto e bom som ROBERTO,ROBERTO,ROBERTO.

Fomos avisados pelos outros dois amigos que os pescadores já não estavam a gostar mto da nossa “actuação” fora do palco. ehehehehehehe

Agora os tempos são outros…

Fazia-se caminhadas desde a ponte de D.Luís até á Foz do Porto. Com a ponte a abanar era tal a quantidade de pessoas.

Agora os tempos são outros…

Este post “liga-se” ao outro sobre Farturas e Churros. Claro que tinha mos de comer farturas nas festas.

Quanto aos carroceis…. ui ui num S.Pedro qq , o meu irmão e eu (com mto cagaço à mistura), resolveu andar naqueles carroceis que tem uns aviõezinhos ….

E não é qdo eu e ele estávamos a andar, no sobe e desce, aquela porcaria dá lhe um choque eheheheheheh

O meu irmão deu um pulo, e durante mtos anos nunca mais quis experimentar isto.

Já passados mtos anos, já com a minha sobrinha Bia pequena, ela queria nesta mesma festa andar nestas brincadeiras.

E a minha mãe disse “ó Nuno faz a vontade á miúda e vai com ela andar” NEM PENSAR …. eu como sou mtooooooo aventureiro 😦

Agora os tempos são outros…


Por isso meus caros AMIGOS E AMIGAS EM ESPECIAL🙂🙂🙂

Querem-se divertir neste S.João acho mto bem mas….

CUIDADO COM AS MARTELADAS🙂

MARTELADAS SIM MAS…. COM JEITINHO …

🙂🙂🙂🙂 Agora os tempos são outros…🙂🙂🙂🙂


1 Response so far »

  1. 1

    Mário Jorge Cosme said,

    ó meu rico S. João
    como tu não há igual
    quero agora só coisas boas
    e manda para tráz todo o mal.

    E como dizia alguém muito especial:
    ” O melhor ainda está para vir e faz o favor de seres feliz ”

    Um abrço do amigo

    Mário Cosme


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

