Passei ao lado de uma GRANDE CARREIRA

Meus caros amigos e amigas.

Quero vos dizer que Passei ao lado de uma GRANDE CARREIRA musical!

Hoje poderia ser quem sabe o Rui Veloso,

ou “melhor” ainda … coloco a palavra “melhor” entre aspas… quem sabe o Tony Carreira

e passo a explicar…

Desde muito petiz, tenho de começar a escrever algumas coisas em francês visto que agora uma pessoa amiga deu-lhe para falar Francês, primeiro levei com Inglês agora levo com Francês, espero que ela não tenha que aprender Grego.

Pois se já assim eu me vejo “grego” para a entender, imagina se ela começa a falar, vai ser bonito vai, vai….

Mas voltando à minha carreira musical….

Desde petiz que sempre gostei de musica, lembro me de ter um órgão cor-de-laranja, que ainda o tenho com muito gosto.

Este órgão, entenda-se órgão como instrumento musical, antes que essas vossas mentes perversas comecem a pensar que o ORGÃO É OUTRO.

Este órgão foi dado ao meu irmão pelo meu pai.

A minha carreira musical começa aqui quando eu comecei a entender como é que o órgão funcionava aquilo foi um UPA, UPA a carregar nas teclas.

Tenho uma imagem na minha memória de pequeno, eu com uns óculos á José Cid a cantar o celebre êxito “A MINHA MUSICA”.

Agora imaginem só um miúdo de 5/6 anitos magrito, parecendo um pau de virar tripas , com uns óculos à José Cid, que lhe ocupavam mais de metade da cara. Pois estes óculos eram do meu pai.

Eu posso mesmo intitular me como o primeiro homem a usar dois ecrãs plasma na cara nos inícios dos anos 70.

Onde as televisões a cores era uma coisa do outro mundo.

Fazendo como do costume um breve intervalo no tema deste post….

Ainda se lembram das televisões a Preto e Branco?

Em que a maioria das tv´s era da marca TELEFUNKEN, onde os respectivos botões para mudar de canal faziam um TRAC-TRAC-TRAC, botões estes maiores quase do que o próprio televisor! Em que só um adulto com muita força de pulso conseguia mudar de canal, para os MELHORES CANAIS PORTUGUESES a RTP1 e a RTP2 não havia mais 🙂🙂🙂

Uns anos mais tarde, aparece uma película de cores para por a Tv a preto e branco a “cores”. Cores como quem diz, aquilo realmente colocava cores. Agora imaginem que nós miúdos daquela altura a ver a Abelha Maia a cores….BOMBÁSTICO.

O problema é que a ABELHA MAIA mudava de cores conforme mudava de posição no ecrã. Pensei eu comigo “será que estou a ver a Abelha Maia, ou o CAMALEÃO MAIA?”

Ora agora a abelha era vermelha, depois logo a seguir ficava amarela, e depois virava verde alface. LINDO !!!!

Por volta de  1985 os meus pais resolveram comprar a primeira TV a cores lá para casa.

A malta reuniu-se na sala, montamos o BICHO, BICHO pois pesava mais do que uma VACA, e liga-mos…

Isto foi num domingo que estava a ser apresentado o famoso programa TOP +….

Qual foi a primeira coisa que eu vi num televisor a cores lá de casa???

O teledisco dos QUEEN com a musica RADIO GA-GA, que o raio do teledisco é quase todo a …. PRETO E BRANCO … é galo!!!

Voltando à musica…

Quer dizer eu até posso ter nascido para a musica, a MUSICA É QUE NÃO NASCEU PARA MIM, dizem as más-línguas.

Coloco aqui neste post o refrão e o link da mesma:

http://www.youtube.com/watch?v=8UdRcNGyotU

“Música, eu nasci prá música
Para te ver sorrir e a sonhar
E se escutares com atenção
Tens o bater do teu coração
Na minha música

Na minha musi
Minha musi
Minha música”

Ora bem, como eu vos disse eu NÃO NASCI PARA A MUSICA…. Ele, o Zé Cid diz..”para te ver sorrir e a sonhar”.

Esta parte já me diz mais respeito, quando começava a cantar, realmente as pessoas começavam a sorrir e a sonhar, e eu só mais tarde é que entendi o que o Zé Cid quis dizer.

A SORRIR, como quem diz … como é que é possível alguém a cantar tão mal??? MOI, JE ??? A cantar mal??? É certo que necessito de umas aulitas de canto para afinar esta minha voz de um autentico rouxinol da musica ligeira MUNDIAL E QUEM SABE MESMO PORTUGUESA🙂

A parte do refrão “…e a sonhar”, acredito que sim, esperam vocês, alguns já tiveram a infeliz e digo mais, mesmo traumática oportunidade de me verem cantar…vocês sonham que eu ME CALE🙂

O Zé volta a falar em mim quando diz, “tens o bater do teu coração… Na minha musi, Minha musi, Minha música ”, tens pois , eu consigo provocar a quem me ouve uma autentica TAQUICARDIA de “EMOÇÕES”

Fui à net ver a definição de taquicardia e diz:

Taquicardia é uma forma de arritmia cardíaca que refere-se ao batimento rápido do coração.

(não sei se era pela excitação de me ver cantar, mas que o pessoal ficava todo empolgado ficava. Chegavam-me mesmo a mandar fruta, tomates para o palco quando eu cantava. Eles não sabiam é que eu não gostava de vegetais. Mas como foi oferecido/ arremessado para o palco com carinho, eu aceitava )

Taquicardia pode ser uma resposta fisiológica perfeitamente normal ao stress

(resposta ao stress…hum…???)

Em casos extremos, taquicardia pode ameaçar a vida.

(Agora sim… MAGOEI)

Digamos que eu sou o BIN LADEN da musica Portuguesa. Uma verdadeira AMEAÇA.

Em tempos fui contratado para diminuir as listas de espera nos hospitais, sendo mesmo QUASE, REPITO QUASE convidado para aparecer no famoso programa ..O NATAL DOS HOSPITAIS.

O primeiro objectivo foi conseguido, disse me o director de Cardiologia do hospital de S.João. As listas de espera tinham diminuído para mais de metade,desde que eu comecei a cantar nas urgências e blocos de internamento do referido hospital…. não entendo porquê !!! 🙂🙂🙂

Quase que fui convidado para o NATAL DOS HOSPITAIS, mas reuniu-se uma comissão de utentes do hospital, com uma petição para que eu não fosse lá cantar.

Que até aquela dorzita no peito e a falta de ar constante que os doentes sentiam, se resolveria bem em casa, o director achou que já não valeria a pena a minha actuação!!!

Mas mesmo com todos estes contra-tempos, tentei mais tarde …SEM SUCESSO cantar em karaokê.

Tentei ensinar o meu avô que eu cantava em karaokê e não como ele dizia “vai cantar onde ??? Em KARALHOKÊ????Oh meu neto deixa-te dessas paneleirices”

Eu dizia “ Avô não é assim que se diz é KA-RA-O-KÊ”, mas quê ele voltava sempre ao mesmo🙂🙂🙂

Isto é que eu chamaria a degradação total de um artista da musica ligeira.

Musica ligeira pois eu com 20 anos ainda pesava os meus saudosos 65kg.

Agora quando canto, sim por que eu AINDA CANTO, posso NÃO ENCANTAR mas canto… estou mais virado para a musica da PESADA… uns 82kilitos🙂

Mas para finalizar este post que já vai longo…

Fui mais uma vez alertado para o facto de não estragar as musicas que ouso no rádio.

“Nuno, por favor não estragues a musica” ou ainda “Nuno gostas desta musica? Então não estragues”

Pior ainda é quando ALGUEM que vai ao meu lado resolve aumentar o som do rádio para que este “abafe” a minha cantoria !!!!

Só vos digo uma coisa…..

Os artistas são assim mesmo, uns INCOMPREENDIDOS

Meus caros amigos e amigas….

FAÇAM O FAVOR DE SEREM FELIZES … ASSIM COMO EU SOU

Deixe uma Resposta

