Vamos abrir o Baú dos anos 80´s … o jogo “O MACAQUINHO CHINÊS”

Quem nunca jogou o jogo….1,2,3 macaquinho chinês ?

Ora aqui está um jogo que a malta da “nova geração” se calhar não conhece ou nunca teve o prazer de jogar.

Eu era um… PÉSSIMO jogador do Macaquinho Chinês e porquê?

Porque me começava logo a rir ou a mexer.

Ficava com aquilo que eu chamo de cócegas psicológicas, ou seja, começo a pensar que tenho comichão e tenho mesmo necessidade de coçar.

E ao fazer isto é claro mexia-me e ZÁS …perdia.

Mas porque raio é que deram o nome de Macaquinho Chinês ???

A um jogo onde chineses não jogavam pois ainda não estavam em tão grande numero cá em Portugal e macacos só o de meu nariz.

Se este este jogo fosse traduzido para mandarim chamava-se HÓUZI (traduzido via Google)

E a petizada dizia VAMOS JOGAR AO JOGO DO HÓUZIinho Zhōngguó … era lindo era.

Aqui vai as regras…

Regras:

Número de jogadores: 3 ou mais.

Material: um espaço ao ar livre e uma parede um sitio para contar.

Como se joga: um jogador encosta – se à parede virado de costas para os outros jogadores e diz 1,2,3 macaquinho do chinês enquanto os outros correm ou andam para a parede, quando o jogador se vira os outros jogadores têm de estar em estátua. Quem se mexer volta ao início.
O jogador que conta não pode tocar nem atirar objectos aos jogadores que estão em estátua;
Os jogadores em estátua não podem fechar os olhos nem se mexer;
Ganha quem chegar à parede e disser stop, conseguindo avançar sem ser visto pelo contador.

Deixe uma Resposta

